Dentes nascendo e caindo…

Os dentes começam a se formar antes mesmo da gente nascer! E eles continuam nascendo até uns 18 anos de idade! Muito tempo né? É claro que quando a gente nasce não dá pra ver os dentes na boca, mas muitos deles já estão sendo formados e ficam escondidos debaixo da gengiva!

Os primeiros dentes que nascem, quando a gente tem normalmente 1 ano de idade, são bem branquinhos e por isso são chamados de:

DENTES DE LEITE (Decíduos)!
Esses dentes vão ser substituídos por outros, mas isso não os deixa menos importantes! Quando eles estão nascendo pode doer um pouquinho, porque o dente empurra a gengiva, mas não se preocupe: é normal e a gente tem que cuidar muito bem deles! Afinal, eles vão ajudar a gente a comer as comidas gostosas da vovó, a comer brigadeiro, bolinhos de chocolate e os alimentos saudáveis também, como as frutas e verduras! E tudo mais! Além disso, eles ajudam a guiar os:

DENTES PERMANENTES!

Esses dentes nascem no lugar dos dentes de leite que caíram!! E eles são bem maiores dos que os de antes! Desses você tem que cuidar com muito carinho também porque eles vão ficar na sua boca pro resto da vida! Até você ficar bem velhinho!!

A gente chega a ter 20 dentes de LEITE na boca (10 em cima e 10 embaixo). E quando a gente fica adulto podemos ter 32 dentes PERMANENTES! E você, com quantos dentes está??????? (rsss: quero ver você contar…).

Pra ficar mais fácil, os nomes dos dentes podem ser dados conforme o lugar da boca em que ele está e qual sua função:

Incisivos: são os 4 dentes da frente (centrais e laterais), os de cima (superiores) e os de baixo (inferiores) que servem para cortar os alimentos.

Caninos: ficam logo após os incisivos, são dentes mais pontudos. São esses que os vampiros têm bem grandão!! Usamos eles para rasgar os alimentos.

Pré-molares e molares: são os dentes mais do fundo: eles são maiores e a gente usa pra mastigar e triturar as comidas!

Apresodente6A ordem de aparição dos dentes de leite é a seguinte:

  • 8 meses – incisivos centrais inferiores
  • 11 meses – incisivos centrais superiores
  • 1 ano – incisivos laterais superiores
  • 1 ano e 2 meses – incisivos laterais inferiores
  • 1 ano e 4 meses – 1º molar superior
  • 1 ano e 5 meses – 1º molar inferior
  • 1 ano e 8 meses – caninos superiores
  • 1 ano e 9 meses – caninos inferiores
  • 2 anos e 4 meses – 2º molar inferior
  • 2 anos e 5 meses – 2º molar superior

Até uns 3 anos de idade, a criança já tem todos os dentes de leite.

Dentes caindo

Quando a gente faz uns 7 anos de idade, os dentinhos de leite começam a ficar moles….e cada vez mais moles e vão caindo aos poucos! Começa a fase das “janelinhas”, que são os espaços que ficam no lugar do dente que caiu. A nossa mãe fala pra gente comer uma maçã, ou amarrar uma linha no dente e a outra ponta da linha na porta e fechar: tudo pra poder arrancar ele de vez. Mas é só ficar empurrando ele com a língua que uma hora ele cai e você nem vai sentir nada! Mas o natural é deixar ele ficar bem mole até cair sozinho, tá?

Apresodente5A ordem de aparição dos dentes permanentes é:

  • 6 anos – 1º molares  inferiores e superiores
  • 7 anos – incisivos centrais inferiores e superiores
  • 8 anos – incisivos laterais inferiores e superiores
  • 10 anos – 1º pré-molares
  • 11 anos – caninos e 2º pré-molares
  • 12 anos – 2º molares
  • 18 a 21 anos – 3º molar (dente do siso ou do juízo)

Quando temos uns 20 anos temos todos os dentes permanentes, que contando com os do siso são 32 dentes!

Claro que essa ordem é uma referência, e que pode variar um pouco de criança para criança o tempo de erupção (em meses), tanto nos dentes de leite como nos permanentes!

É importante lembrar que aos 6 anos de idade, o 1º molar permanente da criança nasce sem que nenhum dente de leite caia, ele aparece atrás dos dentes de leite. Por isso, muitas vezes ele é confundido com o dente de leite e não recebe a devida atenção pelos pais. Esse dente é muito importante para o desenvolvimento dos permanentes e a perda dele normalmente por cárie pode causar problemas futuros! Cuide!

Quando os incisivos centrais e laterais permanentes irrompem (nascem) pode acontecer de ficar um espaço bem na frente entre os centrais, que a criança nos seus mais ou menos 10 anos de idade fica incomodada, mas que normalmente se fecha sozinho com o nascimento dos caninos que empurram e fecham esse espaço. Se isso não ocorrer o dentista deve avaliar o que está acontecendo.

366 comentários sobre “Dentes nascendo e caindo…

    • Olá, Raiane
      Os dentes são compostos de material mineralizado e tecido conjuntivo. O material mineralizado constitui o esmalte e a dentina e o tecido conjuntivo especializado constitui a polpa ou o que chamamos de “nervo”. Os dentistas não gostam muito dessa denominação “nervo”, pois reduz a qualidade do tecido pulpar, que é composto por tecido conjuntivo propriamente dito e um feixe vascular-nervoso (ou vásculo-nervoso).
      Esperamos ter respondido à sua indagação! Escreva quando quiser!
      Abs

      • Oi, Gleise
        Pode ser que seja cedo, mas isso depende de uma série de fatores relacionados à filhota. Visitar um dentista será de suma importância para que ele possa analisar a cronologia de erupção dela e possa acompanhar essa evolução, ok?
        Abs

  1. Olá. Eu tive que extrair um dente da parte debaixo e, com isso, o que estava em cima dele ficou sem apoio e parece que esta caindo!! Ele realmente vai cair? Soltar da gengiva? Att. Alex.

    • Olá, Alex
      Quando um dente é perdido, aqueles que se relacionavam diretamente com ele acabam por ocupar o seu espaço: tabto os dos lados quanto o da arcada oposta (no caso, o seu). Se vc não tratar de repor esta perda de alguma maneira (e existem algumas), sua mastigação será comprometida, além de sua articulação, pois o dente que está “descendo” vai acabar “travando” alguns movimentos e isso vai lhe causar danos maiores mais tarde. Procure imediatamente um dentista, de preferência protesista, e verifique com ele se já não há a necessidade de se realizar um tratamento de canal para a aplicação de uma restauração protética devolvendo o dente à sua posição correta (no caso do superior) e para estudar as possibilidades de se preencher o espaço deixado pelo inferior, OK?

  2. tenho 41 anos e parte dos meus dentes estao caindo,cairam 2, arranjei e hoje mais um bocado de 1 q me parece q nem carie tem.O q poderá estar na origem disto ?Alguem pode ajudar-me?Obg

    • Regane
      Se o dente permanente sai inteiro numa queda da criança, deve ser recolocado imediatamente em posição e a criança deve ser levada ao dentista em caráter de emergência.
      Outra opção é colocar o dente em um copo de leite e levar a criança e o dente imediatamente ao dentista para que ele recoloque o dente em posição, OK? Esse cuidado não garante a permanência dele na boca, mas pode auxiliar na manutenção do espaço do dente para um novo procedimento mais tarde.
      Se o dente for de leite, a recolocação no local de origem não é recomendada, pois pode “ferir” o dentinho permanente!

    • Olá, Hellen
      Todos os dentes de leite (dentes decíduos) caem para dar lugar aos permanentes, que devem acompanhar o individuo a vida toda, desde que faça uma boa higiene bucal e mantenha visitas regulares ao dentista. Eles começam a cair por volta dos 6-7 anos de idade e completam o ciclo de troca aos 12 anos.

    • Oi, Nicollas!
      A idade cronológica para a troca do último dente decíduo (de leite) é perto dos 12 anos e se relaciona com os caninos superiores (as presas de cima). Pode ser que o seu estivesse um pouco “preguiçoso”, mas seria importante vc visitar um dentista para que ele possa fazer avaliação radiográfica do estágio de desenvolvimento dos permanentes, OK?
      Qualquer coisa estamos por aqui!

  3. ola,meu filho tem quase 8 anos e uns dentes com carie,como sempre trabalhei fora e ele ficava em escolinha acho que não davam atenção suficiente para escovação,entao surgiram as caries nos dentes de traz,os da frente ele esta trocando o molar permanente ja nasceu bem atraz,mais minha preocupação é se ele vai trocar esses que estao cariados que ficam do lado do canino,não tratei esses dentes por que um dentista disse que não era necessario pois ele iria cair e meu filho não deixava nem ele ver a os dentes tinha medo,então ele aconselhou cuidar bem e escovar sempre.então minha duvida é: ele vai trocar esses dentes?? bjo

    • Olá, Dani
      Com essa idade seu filho já tem dentes permanentes, que devem ser os anteriores e os 1os molares (esses que aparecerem atrás dos demais). Os cariados podem ser os molares decíduos (de leite), mas é difícil assegurar sem verificar os dentinhos. O ideal é tratar esses dentinhos, pois a cárie é uma doença e muda todo o ambiente bucal, facilitando a instalação de novas cáries, além de se correr o risco dele ter dor e vir a necessitar de tratamento de canal (dentes de leite também têm canal).
      Fique a vontade para enviar mais dados ou perguntas, OK?

  4. A minha neta demorou p/ nascer os dentes(proximo de 1 aninho),e quando nasceram vieram 2 dentes superiores. Eu quero saber porque? tem algum problema?Por favor me respondam.Obrigada.

    • Prezada Neusa
      Que bom que entrou em contato conosco! Essas demoras e acelerações na erupção (aparecimento) dos dentes, quer sejam decíduos ou permanentes, pode ocorrer por diversos fatores e têm particularidades relacionadas com o metabolismo individual. É necessário uma visita ao dentista para que o exame clínico e radiográfico estabeleça uma relação mais aproximada com as características próprias da sua netinha, OK?

  5. OI estou nervosa: meu filho está com os caninos crescendo, mas os antigos estão firmes, então os que nascem estão bicudos , descendo por cima. Ele tirou raio x há uma ano e a médica dentista disse que estava tudo bem. Mas está muito grande e empinando pra frente os que nascem, é normal? Estou com pena demais de levá-lo a outro dentista e ele ter que passar por cirurgia. Ele tem 11 anos… estou em uma nova cidade morando, não conheço profissionais daqui. Por favor me ajude com uma resposta de orientação? Ele parece um vampirinho com caninos duplos, está estranho, mas diz que não dói e que não estão moles os outros… Enfim, é possível alguém com 11 anos ter 4 caninos definitivos? Ele vai ter de extrair dente por cirurgia? Obrigada.

    • Querida: tranquilize-se. Isso acontece, pois mesmo que o processo todo esteja caminhando bem, cada etapa pode ter variáveis, como o dente de leite (decíduo) demorar para “amolecer” e cair (esfoliar). Você precisa sim ir a um cirurgião-dentista que acompanhe esse momento do seu filho para verificar se o dente de leite (decíduo) não irá prejudicar o posicionamento do dente permanente. Isso acontece por diversos motivos e pode até ser acionado de diferentes maneiras, mas quem pode avaliar a conduta a ser tomada é a sua/seu dentista. Não deixe de consultá-lo, pois o posicionamento dos dentes do seu filho pode ser prejudicado, OK? Quanto antes vc acompanhar com o dentista, melhor será o resultado para o seu filho!
      O dentista fará novas tomadas radiográficas e analisará a evolução desse processo: seria interessante que seja o mesmo dentista que está com as imagens feitas anteriormente, pois isso servirá de parâmetro para avaliar o andamento (se evoluiu e o quanto; como estão as raízes dos dentes de leite (decíduos).
      Qualquer orientação estaremos por aqui para apoiá-la, OK?
      Abraços e sucesso com o filhão!

  6. Muito obrigada pela atenção, carinho e orientação na resposta. Estou mais calma sim e hoje cedo marquei com uma nova dentista nesta cidade em que estamos, muito recomendada, que é odontopediatra e cobra caro…, mas vale a pena para saber e acompanhar mesmo. Afinal, é importante para o bem estar dele (e meu rsrs). Sua resposta confirmou que fiz o certo em marcar a consulta para a próxima semana. Muito obrigada, sucesso e tudo de bom!

    • Olá, Tatyanne
      Sua filhota está com o processo de troca da dentição um pouco precoce, mas isso pode ocorrer por alguns fatores pessoais, como por exemplo, se ela for o segundo ou terceiro filho. De qualquer forma seria bom fazer uma visita a um odontopediatra para que ele avalie o quadro dela, OK?
      Se seu processo for precoce mesmo, o ideal é ter mais atenção à higiene oral para que não venha a apresentar cáries nos molares permanentes! Peça uma avaliação ao odontopediatra e um plano de aplicação de flúor.
      Abs e sucesso com a filhota!

    • Olá, Gisele
      Aos 12 anos perdemos os últimos dentes de leite (decíduos), que são os caninos. Se tivermos os 4 terceiros molares (dentes do siso), chegamos a completar 32 dentes (16 superiores e 16 inferiores). Algumas pessoas não possuem os terceiros molares e, portanto, completam uma dentição permanente com 28 dentes ao todo, OK?
      Abs e esperamos ter respondido à sua dúvida!

    • Olá, Rui
      A perda de elementos dentários ‘de leite’ (decíduo), em não se tratando de doença cárie ou trauma dental, ocorre em função da substituição por dentes permanentes. Seria bom prestar atenção para verificar a seqüência temporal desse aspecto: a demora pode sugerir dificuldade do permanente em romper o tecido da gengiva. Sugiro a você que possa consultar um odontopediatra para que faça um exame radiográfico e verifique o estágio de evolução dos permanentes anteriores: assim vc ficará mais seguro e seu filho pode ser acompanhado por um especialista no assunto, OK?

  7. minha filha tem 4 anos e 6 meses o dente de baixou da parte da frente esta mole quase caindo é normal cair com essa idade dizem que qd o dente nasce cedo tipo o dela nasceu os da frente ela tinha 7 8 meses ai eles caim cedo tb ?

    • Olá, Sarah
      É um pouco cedo para a sua filhinha, mas existem crianças em que o metabolismo aciona esse processo mais cedo. É necessário uma avaliação de um Odontopediatra que possa acompanhar a evolução dos demais dentinhos (ele pode precisar de um exame radiográfico com um filme especial para crianças).

  8. Bom dia, minha filha de cinco anos e dez meses está com seu último dente de trás, inferior direito (parece um molar pela forma) parcialmente coberto (uns 25% da região superior do dente) por um pequeno tapete de gengiva. Isto é normal? É caso para odontopediatra ou dentista regular mesmo servirá?

    • Prezado Dario

      Pela idade dela seria melhor que vc consultasse um Odontopediatra. Como o molarzinho deve ter erupcionado há pouco, pode ser que esse capuz ainda s abra, mas é necessário verificar se ela consegue higienizar direitinho o dentinho, pois em sendo o permanente, ele ficará com ela a vida toda, OK?

  9. Olá, super obrigado pelo retorno. Existe a possibilidade de se passar a vida com uma capa de gengiva sobre parte (25%) da coroa do molar? Em se mantendo esta configuração, não seria de se pensar em algum procedimento cirúrgico?

  10. Olá, Dario
    Existe um procedimento cirúrgico só para este capuz sim! E é justamente realizado pela impossibilidade da higiene dessa área encoberta, pois a gengiva fica completamente descolada do esmalte do dente (que reveste a parte externa da coroa) e o alimento fica “escondido” sob o capuz. A remoção é cirúrgica quando não a gengiva permanece!

    • Olá, Bi
      Todos os dentes de leite (decíduos) caem para dar lugar aos permanentes. Esse processo pode começar por volta dos 6 anos e termina por volta dos 12 anos de idade. Só existe a permanência de dentes de leite por alguns probleminhas relacionados ao posicionamento dos permanentes ou sua formação, mas isso quem pode observar adequadamente é o seu dentista, OK?
      Abraços!

  11. Sim, Bi: os permanentes de formam e aparecem até os 18 anos aproximadamente, mas os de leite (decíduos) só caem até os 12. Os permanentes que nascem (erupcionam) aos 18 anos são os dentes “do siso” ou 3os molares, e eles aparecem atrás dos molares permanentes. Da mesma forma os primeiros permanentes a erupcionarem são os 1os molartes e para que apareçam não cai nenhum dente de leite, OK?

  12. Bom dia!! Meu filho tem 6 anos e não caiu nenhum dente ainda. No entanto dois estão nascendo. Marquei dentista, mas fiquei preocupada. Normalmente qual conduta a ser adotada ? Obrigada.

    • Bom dia, Thaise!
      Aos 6 anos de idade começa o processo de “troca” da dentição. Na verdade ele se inicia desde a formação do bebê, mas aparece realmente próximo a esta idade. os primeiros a aparecerem são os 1os molares e para aparecerem não cai nenhum dos de leite (decíduos)! Eles aparecem atrás dos de leite (no fundão!!!). Depois começam a ficar molinhos os anteriores (da frente, embaixo). Fique tranquila: vc assumiu a posição correta: marcou com um dentista para que ele possa avaliar adequadamente!
      Abraços!

    • Greice
      Precisamos saber quando e como o dente caiu, pois pode ter sido o permanente. O melhor seria que um dentista pudesse observar a condição clínica e fizesse essa avaliação mais asseguradamente, ok?

      • Olá
        Sabe: às vezes os dentinhos de leite (decíduos) amolecem e voltam a ficar firmes novamente; outras vezes, por algum motivo, chegam até a cair mais cedo. Quem poderá averiguar isso com mais fidelidade de informações é o odontopediatra: seria interesante agendar uma consulta e contar tudo o que tem percebido dos dentinhos do filhote, OK?

  13. Olá, meu filho tem 6 anos e está com os 2 incisivos laterais(de leite) bem molinhos e os incisivos centras estão, normais bem durinhos ,gostaria de saber é normal cair o incisivo lateral antes do central.?.

    • Olá, Claúdia
      Pode acontecer dos dentinhso de leite (decíduos) amolecerem e voltarem a ficar mais durinhos na posição. É mais difícil que os laterais caiam antes dos centrais, mas não é impossível! Em biologia, tudo pode acontecer de maneiras diferentes das usuais, e isso pode não ser propriamente ruim, OK?
      Se puder visitar um odontopediatra ou um dentista que atenda crianças, seria ótimo que ele visse seu filhote!
      Depois conte o que ele viu, OK?
      Abs!

  14. Eu tenho 12 anos e meu dente do fundo tá doendo mais não e care e mole mesmo mais eai e meu ultimo dente mole? ha e outra coisa meu irmãozinho tem 4 anos e 6 meses o dente dele os dois de baixo estão ficando mole eu pensei que era impressão minha mais ai o tempo passou e vi que estava mole mesmo mais isso é normal ?

    • Querida Abila
      O seu caso precisa do acompanhamento de um odontopediatra: tanto para vc, quanto para seu irmãozinho. É muito difícil conseguir saber o que está aocntecendo sem poder ver seus dentinhos…. No seu caso, pode ser que esteja aparecendo (exfoliando) um novo molar ao fundo, mas pode ser tb que seja um problema periodontal ou uma cárie que vc não consiga enxergar. Por isso o dentista precisa ver seus dentinhos e os de seu irmãozinho, OK? Peça para a sua mãe ler esse post e levar vcs a um odontopediatra o quanto antes!
      Depois vc me conta o que ele viu, OK?
      Abs!

  15. Oi! Tenho 13 anos e perdi um dente(canino) aparentemente de leite sem querer, coloquei um monte de tic tac na boca e mordi errado e ficou mole e eu tirei, isso faz 5 meses. Quando ele caiu, depois nasceu um pouco do dente permanente, quase nada e parou de crescer. Eu queria saber se como o dente caiu precocemente a raíz do dente permanente não estava pronta e não cresceu ainda ou se quando cai um dente é normal e cresce rapido?

    • Olá, Richard
      O processo de erupção (surgimento) do dente permanente pode não ser constante, mas variar entre períodos em que sai rápido e outros mais devagar. Vc não eliminou o dente de leite antes do tempo: está certíssimo! A raiz do permanente estava pronta para o começo dessa fase.
      Por outro lado, às vezes o canino permanente encontra pouco espaço para sair por inteiro, mas isso quem pode atestar é um dentista que examine o seu caso e faça um exame radiográfico para verificar o andamento do processo de erupção, OK?
      Um grande abraço!

  16. meu filho tem sete anos e estar com 24 dentes ao todo na boca so que ele e autista e sempre foi complicado fazer a higiene dele e eu estou preocupada por ele estar trocando os dentes e os molare todos estao encariado feio eu ja tentei levalo ao dentista mas adentista ficou aprençiva com ele por ele ser bem agitado e ficou gritando nao deixou ela nem olhar eu vim embora e pensei quando os dentes cairem eu vou fazer de tudo para ele poder fazer ahigiene estou fazendo progresso mas resouvi pesquisar pra saber quantos dentes ele vai mudar e acabei de saber q sao so10 e agora o que que eu poso fazer com os molares quue estao estra gado e ele nao va deixar nem um dentista ver me ajude pos nao sei oque fazer tambem penso se eses dentes comesar doer mi responda por favor meu nome e ester da paraiba tcau

    • Preciosa Ester
      Seu filhinho precisa de cuidados especiais e existem dentistas que prestam esse cuidado: são especialistas em Pacientes com Necessidades Especiais. Temos um serviço assim nas faculdades de Odontologia. Só com o dentista observando o caso dele é que poderemos afirmar o que está acontecendo.
      Outra maneira também é verificar o atendimento do Programa de Saúde da Família – PSF, na Unidade Básica perto de sua casa: pergunte se eles têm Equipe de Saúde Bucal.
      Caso não consiga por estes caminhos, encaminhe e-mail para teleodontologia@usp.br, OK?
      Tudo de bom com o filhote!

  17. muito obrigado por mim responder vou ver e cuidar logo;que deus teder vitoria nas suas caminhadas pos o seu blog e muito importante essa foi a melhor esplicasao e olha q eu pes quisei tchau.

  18. Olá , tenho 18 anos de idade , e pelo meu ver , acho que todos meus dentes já nasceram . Porém meus últimos dentes do lado direito ( em cima/ baixo ) parecem ter parado de crescer ! Isso é normal ?

    Obs : Já tem mas de 9 meses que eles nasceram , presumo que já tenham tido tempo suficiente para ter crescido !

    Outra palpite que tenho a fazer é sobre meu dente montado . Ele montou sozinho, não foi por que eu deixei ele montar , mas segundo comentários que ouvi de alguns amigos , me falaram que foi por falta de espaço , isso realmente acontece ?

    Obrigadoo , abraços ..

    • Olá, Yuri
      Acho que sua pergunta foi parar na caixa de spam… perdão! Se os últimos dentes a que se refere forem os 3os molares (dentes do ciso, que aparecem por volta dos 18 anos), podem parar sim e isso é relativamente comum, mas um exame clínico com seu dentista é que dará o veredito final, ok?
      Sobre o dente que ficou “montado”, pode ser isso mesmo: a falta de espaço acaba fazendo com que ele se “ajeite” no lugarzinho que dá!!! Mas, novamente, é bom que vc visite o seu dentista para que ele possa dar uma palavra final, OK?
      Abs!

    • Oi, Gabriel
      Todos os dentes de leite (decíduos) caem e alguns permanentes aparecem sem correspondência com algum de leite que tenha que cair, ou seja, alguns permanentes aparecem sem cair nenhum dente de leite, OK? Mas todos os de leite serão trocados!

  19. tenho 16 anos vou fazer 17 em fevereiro
    o canino superior de um lado caio e nasceu outro mas do outro lado,não caiu ainda,e de leite
    isso e normal ???

    • Olá, Steffany
      Isso pode acontecer, mas não é comum. Pode acontecer por diversos motivos: quem poderá saber o que houve é o seu dentista, pois precisaremos que ele faça um exame radiográfico para verificar o que está acontecendo, OK? Depois de passar pelo dentista, você conta prá gente o que ele viu!
      Abs

    • Olá, Beatriz
      Cada pessoa tem um registro biológico diferente: podem existir pequenas variações nos momentos individuais. Se o atraso persistir, o melhor seria vc conversar com seu dentista para saber dele uma cronologia própria sua ou o que está atrasando tanto a evolução desse processo, OK?
      Abs!

    • Oi, Moises
      O dente de leite cai porque os ossos crescem e eles ficariam muito pequenininhos para você poder comer tudo direitinho!!! Daí eles são pequenos enquanto você for pequeno e, quando estiver crescendo, eles vão sendo trocados pelos dentes permanentes!!!
      Obrigada pela pergunta: foi muito boa!

  20. Olá, tenho 18 anos, e tá bem aparente que meu terceiro molar superior direito tá nascendo, e tá doendo MUITO, dá pra ver que acredito que tenha espaço. Mas o que faz pra aliviar a dor? Tenho dias sem comer e falar direito.;

    • Oi, Tiago
      Dói mesmo! Alívio da dor pode ser feito com medicamentos, mas para isso é necessário uma visita ao seu dentista, pois a prescrição deve ser feita presencialmente, OK? Há tb enxaguatórios para auxiliar a manutenção da higiene oral e seu dentista explicará sobre seu uso!
      Força, amigo: vai passar!!! É a idade do juízo!!!

    • Oi, Carmelita
      É relativamente rápido, pois o permanente, em geral, é que aciona a eliminação do dente “de leite” ou decíduo, justamente para ocupar seu lugar. Atrasos só ocorrem por problemas específicos que devem ser analisados caso a caso, OK?
      Abs

    • Michele
      O processo de “troca” dos dentes finaliza aos 12 anos de idade. Depois disso só os 3os molares (dentes do ciso) aparecerão por volta dos 18. Dentes “amolecidos” na sua idade podem sugerir outros tipos de problemas. De qualquer maneira, o correto é visitar seu dentista para que ele possa fazer uma avaliação criteriosa do que vem ocorrendo, OK?
      Abs!

  21. Meus 2 primeiros filhos começaram a cair os dentinhos naturalmente com 3 anos e meio. Agora a minha 3ª filha acabou de completar 3 anos e estou vendo o dentinho dela da frente já amolecendo. Não quero que caia tão cedo. Tem como tratar isso. Isso é comum? Acontece com outras crianças? Eu nunca vi isso, a não ser nos meus filhos. Desde já agradeço a atenção.

    • Querida Bel
      Isso pode acontecer sim, apesar de ser mais interessante que essa troca de dentes seja mais tardia. E é comum que os irmãos menores tenham tempos mais acelerados, pois o metabolismo acompanha a ansiedade da criança em “crescer” pelo convívio com os mais velhos, mas seria bom que visitasse um odontopediatra para verificar o caso deles, OK?

      • Obrigada Mainesk pelo carinho e pela resposta. Os meus filhos eu levava em uma dentista que na época, fazia especialização e ela levou o caso para os professores dela e não tivemos uma resposta. Ou melhor… ela fazia raio X e dizia que a raiz estava sendo absorvida.. e por isso caía prematuramente. Mas só para te comentar… Os dentinhos deles caem com 3 anos e meio, mas só nascem com 7 anos, então, eles ficam banguelinhos (risos) durante 3 anos. Vou levar minha pequena sim em um odontopediatra, mas queria que existisse um tratamento para que não caísse agora… Fico meio frustrada em saber que ela vai ficar bangueinha por tanto tempo. Mais uma vez obrigada pela atenção. Beijos!

    • Olá, querida
      É cedo, mas sem uma avaliação clínica de qualidade não poderemos saber se esse é o processo pessoal dela ou foi algum tipo de traumatismo que acelerou a queda. Seria muito importante visitar um cirurgião-dentista odontopediatra que possa avaliar o quadro geral e específico, OK?

    • Olá, Jack
      Os dentes permanentes começam a surgir por volta dos 6 anos de idade e o primeiro a aparecer não está ligado à saída de nenhum de leite: é justamente o primeiro molar inferior, que aparece atrás dos de leite. É desse que vc pergunta?

  22. oie boa noite meu filho tem 4 anos e 8 meses os dentinho dele nascerao tudo podre estão cariado estou muito preocupada pq a 1 anos mais ou menos um dente dele ficou mole eu arranquei e nao creceu outro no lugar levei ele em dois dentista que falarao que nao podia fazer nada pq os dentes dele vao trocar mais estou preocupada ate agora nada

    • Olá, Cris
      Vc tem razão em estar preocupada! É sempre bom ficar em alerta com a dentição do pequeninos! Seu filhinho está com a dentição um pouco adiantada: isso não seria problema, se nossa higiene oral fosse muito bem realizada, mas em se tratando dos pequenos isso fica mais complicado. Quanto mais adinatada a dentição, mais risco de os dentinhos ficarem expostos às cáries!
      Procure um dentista especialista em crianças (odontopediatra) e explique sua preocupação. Ele poderá auxiliar na escolha da pasta de dentes adequada e dos cuidados que vc deverá ter para verificar a higiene dele, OK?

  23. Minha filha tem 6 anos, e já trocou os dentes centrais inferiores, agora eu pensava que iria ficar mole o central superior, no entanto, ta mole o lateral deciduo inferior, é normal?

    • Olá, Andreza
      Os dentinhos se alternam entre ficarem moles e voltarem a ficar mais firmes na posição e a ordem de “eliminação” (exfoliação) pode ser alterada. No entendo, se o aparecimento do dente permanente demorar demais, pode ser por estar com dificuldades para “aparecer” (erupcionar). É sempre bom consultar um Odontopediatra para que você tenha uma direção segura, OK?

  24. Estou aqui, para o que precisarem. Eu sei o tanto que já me preocupei com isso. Mas no caso dos meus filhos, apesar de ficarem banguelinhos (risos) por muito tempo, anos, voltaram a nascer os dentinhos e estamos todos bem graças a Deus.

  25. Dra. boa tarde! Estou preocupada, essa semana cairam os 2 (segundos pré-molares) debaixo, de minha filha que só tem 9 anos é normal?…já estão nascendo outro no lugar…obrigada. Fernanda

    • Olá, Fernanda
      Como vc mesma disse, já estão surgindo os permanentes! A erupção (aparecimento) dos permanentes começa por volta dos 6 anos e vai até os 12 anos de idade, OK? Somente os 3os molares (dentes do siso) que atrasam um pouco mais: podem ultrapassar os 18 anos.

  26. ola o meu filho esta com 5 anos o dente dele começou a amolecer mas não caiu elogo começou a nascer um outro dentinho agente correu e levamos ao dentista onde tirou o dentinho de leite dele mais a pontinha do outro esta nascendo atrás sera que vai voltar ao normal e chega para frente ou ele terá que usar aparelho pois estou muito preocupada ele sempre foi precoce seus primeiros dentes nasceram com 5 meses muito obrigada se puder me ajudar agradeço bj

    • Olá, Adriana
      Quem pode dizer com segurança o que irá acontecer é o odontopediatra. A retenção do dente decíduo (de leite) pode causar problemas para a dentição permanente, mas nos parece que não é o seu caso, OK? Seria muito bom que vc consultasse o odontopediatra para observar a condição de erupção (aparecimento) dos dentinhos permanentes do seu filhote!
      Abs

    • Olá, Priscilla
      Seu caso é atípico: isso acontece, mas é raro. Episódios de “amolecimento” e “fixação” podem ocorrer, sem comprometimento do dentinho retido, mas como é atípica a retenção, pode acontecer dele exfoliar (ser eliminado). O melhor é consultar um dentista que possa avaliar o caso, observando o grau de comprometimento da raiz em um exame radiográfico, OK?
      Mas, não fique triste! Sabe quem tinha um dentinho de leite retido? A Xuxa!
      Abs

  27. Olá, Nicole
    Isso acontece algumas vezes: é bom que vc procure um cirurgião-dentista que avalie seu caso e indique qual a melhor conduta a ser tomada, OK? Ele vai estudar a erupção dos seus dentes e o momento em que este específico se encontra, OK?

    • Olá, Cris
      Quem poderá dar uma resposta mais apropriada é o seu dentista, pois isso exige um exame apurado para investigar quais os dentes fraturados, os motivos e quais os dentes que ainda serão “trocados”, OK?

  28. Oi eu tenho 11 anos e meu dente molar está mole, isso é normal? Por favor me responda o mais rápido possível pois estou com muito medo que ele possa estar mole por causa de caries que estão nele.. =(

    • Oi, Mariana
      Vc precisa visitar seu dentista o mais rápido possível, ok? Se vc já constatou que há cárie, é porque isso deve estar visível, e este sinal não é bom. Visite o quanto antes seu cirurgião-dentista e mostre o que vem ocorrendo: ele poderá fazer um bom exame e estabelecer um tratamento para que o processo de cárie possa ser controlado, OK?

  29. Olá. Tenho 15 anos e meus dentes caninos inferiores sao de leite. Um caiu a quase 4 meses. E começou a nascer essa semana. O outro ainda n caiu . Isso é normal ? Estou constrangida. E com vergonha de sorrir :(

  30. Olá. Tenho 15 anos e meus dentes caninos superiores ***** sao de leite. Um caiu a quase 4 meses. E começou a nascer essa semana. O outro ainda n caiu . Isso é normal ? Estou constrangida. E com vergonha de sorrir :(

    • Olá, Rafaela
      Isso pode acontecer, mas o melhor é pedir ao seu dentista para que avalie, pois há casos de retenção de dentes de leite (decíduos) que tb podem acontecer dessa maneira, OK? Visite seu dentista e ele poderá avaliar a condição de aparecimento (erupção) dos permanentes. Mas não fique constrangida em sorrir: sorrisos são cartões de visita mais eficazes que os de papel!
      Abs

  31. Olá , Meu nome é Amanda , tenho 17 anos , faço 18 daqui 3 meses.. Minha gengiva da parte da frente , está pontuda como se estivesse nascendo um dente ? eu nessa idade é possivel nascer dentes na gengiva ? Parece dente que vai começar ficar encavalado , sei la. Eu queria saber oque pode ser
    Obrigada ‘

    • Querida Amanda
      Uma visita a um dentista que possa examinar clinicamente seria muito bom! Pode ser que não seja nada do que vc está pensando, OK? Marque uma consulta com seu dentista e vamos ver o que ele vê aí!
      Abs

      • Olá, Ramila
        Os pré-molares só existem na dentição permanente. Quando eles apareceram, cairam os molares de leite e talvez vc não tenha percebido, pois são diferentes dos demais! Se forem mesmo os pré-molares permanentes, não cairão!
        Abs

  32. Boa tarde Dra!
    Meu filho tem 6 anos e já perdeu 4 dentinhos de leite. Primeiro perdeu os dois centrais inferiores e por último os dois centrais superiores. Levei-o à odontopediatra pois ele não confia que eu os tire, os quatro dentes foram extraídos no consultório odontológico.
    Os dois dentes debaixo já nasceram. Quanto aos dois de cima, um nasceu na mesma semana que o outro foi extraído e o motivo da minha preocupação é: Ele não está nascendo no mesmo lugar do quê o que caiu e sim um pouco acima. O outro não tem nem sinal de nascer. Pergunto: Demorei a tirar o dentinho de leite e por isso se posicionou acima? Estou preocupada e achando que fui negligente… Marquei uma consulta para dia 25 para ouvir a opinião de uma ortodentista.
    Obrigada!

    • Querida Rejane
      Não se sinta culpada: vc tem levado seu filhinho ao dentista e isso é prova de seu cuidado e carinho com ele! Essas coisas acontecem de uma maneira maravilhosa e isso pode não ser um problema: lábios e língua são tb destinados a “organizar” a posição dos novos dentinhos. Fique tranquila e ouça seu dentista, OK?
      Abs!

  33. Boa tarde, minha filha que tem 7 anos, estava com o dente incisivo central superior mole, então peguei um fio dental e o retirei. Isso já faz uns 2 meses, em quanto tempo virá o dente permanente? Acho que está demorando! Inclusive o outro incisivo central superior está amolecido e estou com medo de retirar.

    • Olá, Monaliza
      O tempo é variável de acordo com uma série de fatos relacionados. Quem pode determinar com precisão é seu dentista, pois poderá fazer tomadas radiográficas e analisar com critério o tempo correto para a filhota, OK?

    • Olá, Joao
      É possível sim, desde que seja o dente certo nessa fase de sua vida. Para isso, o melhor é visitar seu dentista e conversar com ele, até para que ele verifique se a posição do dente permanente que está começando a aparecer esteja correta ou precise de ajuda, OK?

  34. opa com licença ….tenho 13 anos e meu dente 2º molar esta q meio rachadin…quero saber se o dente q esta rachado ele vai cai 1 hora ele vai nascer denovo???

    • Olá,Jhonathan
      Pode ser que vc esteja enxergando alguma sombra, querido: o melhor é marcar com seu dentista para que ele possa observar com cautela e possa te dizer o que é que vc está vendo, OK? Os molares não caem mais nessa idade!
      Abs

    • Olá, Katya
      Quem poderá verificar o pode ter acontecido é o seu dentista especialista em Odontopediatria, que tem condições de realizar um bom exame clínico-radiográfico, OK? Fique tranquila, pois um bom profissional reconhecerá a normalidade ou atrasos que porventura aconteçam!
      Obrigada por contar conosco!
      Abs

    • Olá, Kátia
      Tudo depende do seu processo pessoal de cronologia dos dentes. Seu dentista pode fazer um exame radiográfico para confirmar a posição do dente permanente e avaliar o tempo e os motivos de qualquer atraso na erupção (aparição na boca). Converse com ele e verifiquem juntos, OK?

  35. Ola, sou Ana e tenho 12 anos de idade, meu dente canino(presa) caiu a 3 meses e nao nasceu nem um pouquinho, e nem deu sinal de que esta começando a nascer, queria saber quanto tempo ele vai demorar para crescer.
    Desde ja obrigada

    • Querida Ana
      A idade da troca está correta, mas sobre o aparecimento (erupção) do permanente, quem poderá responder com mais precisão é o seu dentista, pois ele poderá precisar de exames radiográficos que mostram a evolução do processo, ok? Peça a ele que verifique esse tempo e possa avaliar o outro lado tb!
      Bjs e sucesso!

    • Olá, Alice
      Vc pode dizer a ela que o dente que caiu pode ser um dente de leite (decíduo), mas quem pode assegurar isso é o dentista dela, pois poderá fazer um exame radiográfico em que constate a seqüência de “aparecimento” (erupção) dos dentes permanentes, OK?
      O exame clínico é o melhor para determinar esses aspectos!
      Abs

  36. ola amiga eu tive poblemas serios perdi os meus dentes todos comecei a perder com 10anos ficou moles e caiu,depois caiu 4 dentes e frente fui ao medico e ele falou seus dentes vao cair mesmo sua a gengiva nao suporta os dentes e eu chorava e com 20 anos eu coloquei a dentadura e nao falava c ninguem e lutei pra nao perder os dentes inferio mas eu fui perdendo 35 ano 40 agora nao tenho dentes mas gostaria de saber pq eu perde os meus dentes me ajude,eu tenho 48 anos

    • Querida Edna
      Pelo histórico, você pode ser portadora de problemas periodontais, mas quem poderia verificar isso com mais precisão é um especialista que se chama Periodontiata. Em geral são tratamento associados com a Ortodontia.
      Sabemos que não era isso o que vc gostaria, mas hoje as técnicas de implante estão bastante interessantes e acessiveis, inclusive com opções para a prótese total (“dentaduras”). Seria bem interessante vc poder analisar essas opções, ok?
      Esperamos ter ajudado!

  37. Ola, meu filho tem 6 anos e ainda nao perdeu nenhum dente. O incisivo central direito esta bem desviado p/ esquerda (ainda nao esta mole) mas o permanente ja esta nascendo pelo lado de dentro, isso e’ normal?
    Obrigada!

    • Olá, Larissa
      Isso pode acontecer por uma série de motivos: um cirurgião-dentista poderá auxiliá-lá com exames radiográficos e planejamento de acompanhamento da erupção (nascimento) dos dentes permanentes. Para o aparecimento do primeiro dente permanente é importante sabermos que não cai nenhuma dentinho de leite (ou decíduo): o primeiro molar permanente aparece (erupciona) atrás dos dentinhos de leite, OK?
      Esperamos ter ajudado!

  38. oi, Boa Noite, minha filha tem 8 anos e já faz mais de 7 meses que primeiro central caiu com 2 meses depois caiu o outro e até agora não nasceram. Está inchado o local mais nem uma pontinha do dente apareceu. Estou super preocupada, é preciso procurar um dentista ou é normal?

    • Querida Kattyanne
      Cada pessoa tem uma evolução do seu processo de troca da dentição. O melhor é ter um acompanhamento do Odontopediatra, que poderá dizer como o processo de sua filhota vai acontecer, OK? Ele poderá avaliar a época, a formação das raízes e a necessidade de “ajuda” que porventura exista! Vc ficará mais tranquila e a filhota mais feliz!
      Abraços e sucesso sempre!

    • Querida Juliana
      Seria muito importante que vc visite o dentista para que ele possa assegurar-se do que está acontecendo e estabelecer medidas para que vc não tenha qualquer problema com essa gengiva que está vendo ali, OK?
      Isso pode acontecer, mas ele fará um exame com visualização adequada da situação!
      Abs

    • Oi, Viviane
      Podem ser várias circunstâncias, mas somente um exame clínico bem realizado poderá dizer qual é o caso do seu filhinho. Seu dentista poderá inclusive aliviar a dor que ele tem sentido, ok?

  39. ooi, eu tenho 15 anos um dente canino da parte de cima caiu ontem, ele ainda era de leite, ainda tem outro canino que é da parte de cima que é de leite e ainda não caiu e nem está mole, isso é normal e pode acontecer ? ainda vai nascer no lugar do que caiu um dente permanente ? tô com medo de ficar banguela pelo resto da vida rs :’(

    • Oi, Rebeca
      Tudo leva a crer que seu novo dente está a caminho, mas quem poderá confirmar isso com um bom exame clínico-radiográfico é seu dentista! A idade cronológica para essa troca ocorrer gira em torno dos 12 anos, mas vários fatores podem levar ao atraso. Seu dentista saberá te explicar com os detalhamentos próprios do seu caso, OK?
      Abs e sorrisos bonitos!

      • Ola tenho 16 anos ja troquei muitos dentes tenho as pressas que demoram muito pra nascer
        Mas eu queria saber o seguinte os dentes 1·e 2· pre – molares trocam ? Os meus nunca cairao queria saber se eles caem e nasce outros permanentes
        Ou eles ja sao os permanentes? Boa tardde

      • Olá, Ramyla
        Se houve um atraso dos caninos, pode ser que os prés tb estejam atrasados, mas quem poderá confirmar isso é um cirurgião-dentista que possa realizar um bom exame clínico, ok? Com um exame radiográfico ele poderá fornecer mais explicações próprias do seu caso!
        Abs!

      • Ola bom dia
        Eu tenho 16 anos meus dentes (1e2 pre molares) estal ficando mole gostaria de saber se eles cair eu tiralos nascerao outros no lugar ?????
        E os dois estal mole um de cada lado
        E os 2· pre molares que estao mais moles pfv me ajude! Agradeco desde ja dra

      • Querida Camila
        Seus dentes podem estar amolecidos por diversas causas. Para saber com precisão vc deve buscar ajuda de um profissional cirurgião-dentista que detectará o motivo de sua aflição quanto aos dentes, OK? Ele fará um exame minucioso e verificará clinicamente o que houve.
        Por enquanto, escove direitinho, faça uso de fio dental e enxaguatório, que auxiliarão caso o processo seja um problema com suas gengivas.
        Abs

  40. Sinto muito se farei uma pergunta recorrente. Vejo que você é muito atenciosa e respondeu a tudo que te foi perguntado por isso provavelmente alguem já deve ter escrito aqui a minha dúvida. Mesmo assim vou descreve-la aqui… Tenho uma menino de 1 ano e 6 meses e até agora ele só possui 8 dentes. A alimentação fica comprometida porque ele não consegue cortar e mastigar folhas, por exemplo. Eu resido em Londres e odontopediatras são absolutamente profissionais muito caros. Gostaria de ler sua opiniao primeiro e entao, caso seja necessário, vou me organizar para levá-lo a um profissional. Realmente grata.

    • Olá, Andrisa
      Que bom poder ajudar uma mãe que mora tão distante! Sentimo-nos honrados!
      Pode ser que os dentinhos do seu filhote estejam somente atrasados. Se vc puder fotografar sua cavidade oral, enviarei o e-mail da Faculdade para podermos analisar quais os que estão faltando, OK?
      Infelizmente não poderemos auxiliar para saber o que está acontecendo, pois precisaríamos mais exames e isso é da competência de um profissional que possa acompanhá-lo para estar apto a analisar todo o processo eruptivo.
      Abs e sucesso no Reino Unido!

    • Olá, Nathiara
      A resposta depende muito do organismo do seu filho. Também existe a possibilidade do dentinho de leite (decíduo) “amolecer” e voltar a ficar estável na posição por algumas vezes. Quem poderá dizer o que está acontecendo é um odontopediatra que possa acompanhar a evolução do processo eruptivo do seu filhote, OK?
      Abs

    • Oi, Gabriel
      Ótima pergunta: não é possível… Só temos duas dentições: a de dentes decíduos ou “de leite” e a de permanentes. Perdidos os permanentes (que têm esse nome porque sua função primária seria permanecer na cavidade oral), não há peça prá reposição…. Dos animais que conheço, o tubarão tem essa capacidade!!!
      Abs

  41. meus ddentes de trás caíram e, estou com medo de que eles não voltem meu nome é Eduardo jose´e eu tenho 11 anos como posso ter certeza de que eles vao voltar???

    • Oi, Eduardo
      Tudo leva a crer que vc está trocando a área dos pré-molares. Se isto for correto, certamente vc terá dentes permanentes erupcionando (aparecendo) em breve, OK? Mas é sempre bom fazer uma exame radiográfico com um cirurgião-dentista para que verifique e acompanhe o seu caso particular!
      Abs!

    • Oi, Lê
      Deixa ele quietinho que cairá na hora certa, OK? Sua idade está correta e nada melhor do que deixar que a natureza cumpra seu papel! Se incomodar demais, peça ao seu dentista um auxílio!
      Abs!

  42. Eu to com uma terrível dor de dente por causa que ele tá muito muito mole mais não cai e amanhã tenho um campeonato de queimada e quero muito participar, o que devo fazer??? Quero que caia logo pois tá doendo muito.

    • Querida
      Quanto menos vc mexer, menos dor sentirá. Para recomendar algo para a dor, o melhor é visitar seu dentista, pois ele poderá fazer um exame detalhado e verificará o que vc pode tomar ou utilizar, OK?
      Desejo melhoras!

  43. Minha filha tem 5 anos e os dentinhos centrais decíduos estão moles, sendo q um dentinho permanente já estar nascendo sem nenhum ter caído. Devo procurar um dentista?

    • Olá, Gisele
      O primeiro dente permanente “aparece” sem que nenhum dente de leite tenha “caído”: ele aparece lá atrás de todos os de leite, OK?
      ãs vezes a criança passa por fases de “amolecimento” e “re-endurecimento” dos dentinhos, mas a idade de 6 aninhos já começa a perder os de leite e trocar pelos permanentes!!!

    • Oi, Felipe
      Pode fazer mal sim: o ideal é que vc procure um dentista que possa remover as partes residuais. Os implantes poderão ser feitos, pois a idade de crescimento ósseo está sendo alcançada e é a ideal para trabalhar nessa área, OK? Mas vc deve perguntar tudo ao seu dentista para confirmar e poder realizar um planejamento para o seu caso.

  44. Tem dois dentão ne no meio da nossa boca . aii o dentão daqui < tem um amigo do lado dele < aii tem outro que parece uma garra de vampiro < o meu ta caindo e ta doendo esta pendurado e ta doendo oq eu fasso?

    • Olá, Amanda
      Depende muito de sua evolução quanto à erupção dos dentes permanentes. Em geral, por volta dessa idade estarão surgindo os últimos dentes permanentes: os caninos e segundos molares, OK? (caninos são os pontudinhos da curva da arcada dentária e segundos molares os últimos lá de trás!).
      Abs

  45. Ola Dr eu tenho 18anos e esta nascendo um novo dente em mim a dor e imensa eu so queria saber quanto tempo dura esse processo? Ja nao aguento essa dor! Me ajude Dr!

    • Olá, Victor
      Nessa fase é possível que o dente que esteja aparecendo seja o 3o molar (dente do ciso). Dói mesmo, querido…. O ideal seria procurar um dentista que possa avaliar sua saúde geral e verificar o que fazer para aliviar sua dor, OK?
      Tudo de bom!

  46. Gostaria de saber minha filha tem 7 anos vai fazer 8 em março e seu dente canino superior esquerdo esta mole isso é normal pode acontecer? consultei dois dentistas um me disse que pode ocorrer outro me disse que é muito cedo.

    • Querida Carla
      Ambos estão corretos: é cedo para “amolecer e cair”, mas isso acontece de fato! É que os dentes de leite passam por episódios de “amolecimento” e retorno à fixação antes de “amolecerem” para cair finalmente. O que não devemos fazer é forçar a situação para que ele solte mais rápido, OK? Não incentive a filhota a ficar mexendo o dentinho: explique que devemos deixar acontecer a seu tempo, OK?
      Abs!

    • Olá, Selma
      Há vários motivos que podem envolver essa “troca” nesse momento: o ideal é que vc procure um odontopediatra que possa acompanhar a cronologia de erupção dentária do filhote, OK?

  47. Ola!!
    Tenho 12 anos e estou com o meu 1º molar mole, ele é um pouco mais branco q os outros e nao tenho certeza se ele ja caiu ou nao, sera q ele ainda é um dente de leite? Eu mesma acho q meus dentes sao atrasados pois tenho somente 20 dentes (10 superiores e 10 inferiores).
    Obg pela atençao!!
    Quero apenas ter uma noção se meu dente é de leite ou nao, desculpe o incomodo!!
    Bjos!!

    • Querida Joana
      Nenhum incômodo: o propósito desse blog é podermos nos comunicar! Aos 12 anos os dentes que ainda faltam “aparecer” na cavidade oral são os 2os molares e os caninos, pela cronologia comum. Às vezes há atrasos ou adiantamentos no processo de troca da dentição e isso pode mudar essas ocorrências. Quem pode verificar com segurança é o seu dentista, pois os processos de “troca dos dentes” têm aspectos bastante pessoais envolvidos, OK?

    • Oi, Daniel
      Essa é uma das técnicas populares de remoção, mas só funcionará se o dente estiver prestes a se “destacar” da cavidade oral. Se não for assim, pode machucar a criança e causar-lhe uma aversão a quaisquer tentativas posteriores, OK?

      • Doutora por favor me tira esaa duvida vou fazer 17 anos meu dente pre molar ta querendo cair
        Mas vai nascer outro no lugar?????
        Eles nunca cairao antes
        Me diz por favor se ele cair tem chance de naacer outro ou elea nao nascem mais??? =-O=-O

      • Oi, Juju
        Pode ser que vc esteja se referindo a um dente que não seja o pré-molar. Pré-molares só temos na dentição permanente, OK? Portanto eles não são “trocados”.

  48. Ola meu filho com anos ja começaram a cair os dentes da frente de cima e os de baixo , porem o dentista falou que estava td bem , porem de uns dias pra cá , o dente que nasceu no lugar o ” permanente” esta muito mole o dentista falou que nascerá de novo mas fiquei com um pezinho atras o que farei ?

    • Olá, Monique
      Os dentes permanentes logo que “aparecem” podem apresentar mais mobilidade: é importante que seu filho não fique mexendo nos dentes novinhos (às vezes a criança fica curiosa e acaba machucando o local). Faça um controle periódico junto ao seu dentista para que ele acompanhe o processo da troca de dentição junto a vc, OK?

    • Olá, Josefa
      A troca está ocorrendo um pouco mais cedo, mas pode ser devido a diversos fatores. Quem pode avaliar com mais detalhamento é o Odontopediatra, que é o dentista especialista em crianças, OK?

  49. Eu de novo aqui , agora meu dentão de la de trais ta mole mas nao cai e quando eu como comida ele se torce e doi muito oque eu faço ? ele é aquele sem ser o ultimo de la de trais o da frente do ultimo . Tenho 11 anos

    • Olá, Taiane
      Procure mastigar do outro lado até que o dentinho se solte. Se não resolver ou incomodar muito, procure seu dentista: ele poderá averiguar o que está acontecendo e indicar um procedimento que reduza o desconforto, OK?

  50. Ola , Meu dente desse lado >
    o de cima , que nao éh o ultimo o antes do ultimo .
    Esta mole mas nao cai e quando eu como comida dooii muito ele se torce todinho .
    Eu tenho 11 anos oq eu faço ?

    • Oi, Henrique
      Se o dente for um decíduo (de leite) que está em fase de troca, dê preferência a mastigar do outro lado. Se incomoda demais, procure seu dentista, pois ele poderá averiguar o caso em si e indicar um procedimento para isso!
      Abs!

    • Oi, Vitor
      Não dá para saber quais dentes a que se refere, mas o processo de troca da dentição inclui alternância entre momentos de “amolecimento” e momentos de “endurecimento” dos dentes de leite (decíduos), OK?

  51. Incrível tenho apenas 12 anos e já tenho o 3º molar e a idade pra nascer é entre 18 e 21, meus dentes não tem nem um pouco de preguiça para nascerem

    • Olá, Eliane
      O processo de erupção dos dentes é pessoal e pode ser influenciado por várias circunstâncias. O melhor a fazer é pedir acompanhamento de um odontopediatra que possa analisar esses elementos e verificar a fase de formação dos dentes, OK?

  52. Bom Dia! Há quase 3 anos minha filha bateu os dentes incisivos centrais superiores. Fizemos acompanhamento com odontopediatra e raio X várias vezes. A dentista sempre disse que ela trocaria normalmente os dentes. Agora está com 6, já trocou outros dentes e um dos incisivos centrais superiores amoleceu, caiu e até nasceu o permanente. O outro estava muuuuuuuuuito molinho e ontem a noite tiramos, mas um pedacinho da raiz não saiu, ficou um pouco pra fora da gengiva. E agora? Eu nunca vi isso acontecer… E estou preocupada. Aguardo retorno! Um abraço

    • Querida Monica
      Um trauma dental pode alterar o processo de “troca” da dentição. Um dentinho decíduo (de leite) pode deixar fragmentos, mas é necessário um exame minucioso para que o fragmento seja removido a fim de não causar desconforto para a filhota ou mesmo possa causar problemas para a erupção do permanente, OK? Seu dentista pode acompanhar com você e indicar o melhor a fazer!

  53. boa tarde.
    estou um pouco preocupada, hoje ao ajudar o meu filho de 5 anos a escovar os dentes, reparei que um dos dentes molares esta acastanhado, como a apodrecer….
    o que pode ser, vai cair?
    ele escova os dentes todos os dias

    • Oi, Camilla
      Depende do dente e do seu processo de erupção dos permanentes. O melhor é que um dentista possa acompanhá-la em suas dúvidas, com condição de avaliaçao do seu processo particular, ok?

    • Oi, Raissa
      Dê uma olhadinha no texto da nossa página: vc percebe que os dentes da frente são trocados bem antes dessa idade. Mas cada caso deve ser avaliado de perto por um cirurgião-dentista, que estará habilitado a te auxiliar em suas dúvidas, com condição de análise e diagnóstico, ok?

  54. ola,meu nome é natalli tenho 14 anos e tenho 2 dentes da frente de leite ainda
    um é o canino esquerdo e o outro é aquele do lado dos doi grandoes sabe?
    (todos da parte de cime)
    eu nao queria arrancalos pois tenho vergonha
    mas se eu arrancar tem algum tipo de “dentadura” para desfarçar enquanto meus dentes nao nascem?
    obg

    • Oi, Natalli
      Isso pode acontecer e existem várias formas de se acompanhar e solucionar, mas tem que ser avaliado de perto por um cirurgião-dentista, OK? Ele saberá indicar o melhor caminho para que vc não se sinta envergonhada!

  55. Ola Doutora
    Gostaria de uma informação, tenho um filho de 5 anos e ele quebrou um dentinho (1º molar inferior), antes mesmo de fazer uma restauração, quando ainda estava com curativo o dente infecionou, esta com o rosto muito inchado, o meu dentista diz que sera necessário extrair o dente. Sera que isso não vai prejudicar ele mas no futuro? É a melhor atitude a tomar?

    • Querida Helena
      O seu dentista tem condições de verificar o que houve e o estado do dentinho. Remover é sempre ruim, mas é pior ficar com um elemento dental que pode prejudicá-lo ainda mais! Converse com o seu dentista para que explique quais os problemas que podem ser causados e como se pode ajudar seu filhote a ter uma dentição permanente saudável, OK?

  56. Oi Dra, sou Daniel e tenho uma filha de 6 anos, ela quebrou do nada um pedacinho do segundo pré-molar, e quando observamos o dente está quase transparente, esta com uma rachadura no meio, um pouco mole e uma cor rosada, levamos ao dentista e por sua vez ela diz que terá de extraí-lo, mas será se ela vai ficar sem o dentinho? e o permanente vai nascer depois? vai colocar alguma prótese no lugar? por favor me ajude, eu e minha esposa estamos preocupados, obrigado.

    • Olá, Daniel
      A dentição decídua (de leite) não tem pré-molares. Por isso o melhor é conversar bastante com seu dentista para que ele explique as razões da decisão clínica e como o espaço para o permanente será mantido, ok? Ele tem condições de análise e vcs poderão ficar mais sossegados!
      Pergunte sobre estratégias de higiene apropriadas para a idade da filhota!

  57. Boa noite doutora , tenho um filho que completa 8 anos em Fevereiro e ainda não lhe caiu nenhum dente de leite, tenho tido o cuidade de ver se algum dente de adulto rompe fora do sitio mas nem sinal deles .Os dentes de leite estao em otimo estado mas começam a parecer gastos , tenho comentado com o pediatra que não deu grande imporntância ao assunto, mas não me paresse que seja normal o que posso e devo fazer?

    • Olá, Susana
      O ideal é que vc procure um odontopediatra. Podem haver atrasos na troca das dentições, mas os motivos devem ser investigados por um profissional no consultório, ok?

  58. Olá, minha filha tem 7anos e o dente inferior da frente nasceu atrás do de leite sem que ele banbiasse , fui ao dentista era preciso tirar dois deles um lateral e um central mas dentista errou e tirou exatamente o lateral e central contrário tendo assim de tirar os quatro da frente, há algum problema? Eles nascerão normalmente?

    • Olá, Antonio Felipe
      O melhor a fazer é visitar um dentista, pois ele terá condições de avaliação, OK? A princípio podem ser diversas ocorrências, mas ele poderá apontar a correta para vc, OK?
      Abs

  59. Boa tarde, meu filho de 5 anos fez um canal o segundo molar superior,alguns dias depois a restauração caiu e o dentinho quebrou um pedacinho. O dentista pediu um a radiografia e disse que talvez arrancaria. Será que que não a maneira de restaurar?
    estou aflita , obrigada!

    • Olá, Silvia
      O seu dentista tem melhores condições de avaliação com exame radiográfico: como o dentinho é de leite (decíduo), uma pequena fratura pode significar um grande dano e a exodontia (extração) acaba por ser a melhor opção, OK?
      Abs

  60. Oii tenho 14 anos e meu dente canino esta mole , mas ja tem outro atras dele. Isso e normal ? Eu devo ranca-lo logo ou ir no dentista e ver oque ele recomenda ?

    • Oi, Gabriel
      Vc está próximo da idade de troca dos caninos e de aparecimento dos 2os molares. Pode ser que eles ainda estejam esperando um pouquinho para aparecer! O ideal é que vc consulte um dentista que possa estudar seu caso e acompanhar o “aparecimento” (erupção) dos permanentes que farão parte de sua dentição completa, OK?
      Sobre sua outra pergunta, o seu dentista terá condições de análise e estudo com exames clínicos e radiográficos para responder com precisão!
      Abs

    • Oi, Thiago
      Se você olhar na página de Dentes Caindo e Dentes nascendo, verá que é por volta dos 12 anos de idade. Por alguns motivos, essa idade pode variar, OK? O melhor sempre é ser acompanhado por um cirurgião-dentista que possa avaliar cada caso em particular!
      Abs

  61. Meu 2 pre molar de baixo do lado direito esta mole e o de cima tbm ja do lado esquerdo parte de cima o 1 pre molar esta mole e ta crescendo um em ccima dele , afinal eles sao de leite ou nao?

  62. Ola meu nome e nayene e o meu segundo dente da parte direita depois dos dois grandes da frente ESTAVA PRA NASCER outro entao a dentista arancou e ele esta demorando muito pra nascer oq eu fasso,ja estou entrando em desespero?

    • Olá Thais

      Quem pode responder com segurança é seu odontopediatra. Ele fará um bom exame clinico verificando a condição do elemento dental e a necessidade de preservaçao do espaço para a dentiçao permanente, ok?

    • Olá, Aliandra
      Podem ser varios os motivos envolvidos, mas tb pode ser uma contagem equivocada. O ideal é uma visita ao seu dentista para que ele possa avaliar com detalhamento e exames complementares adequados, ok?
      Nao fique mais preocupada do que deve!
      Abs

  63. ola ! meu filho tem 5 anos e 11 meses, e esta com um problema no dente da frente o central, agora pouco quebrou e aparte da frente da mole quase saindo e a de trás ficou presa, arranco,ta sangrado.e como se estivesse estragado.

    • Olá, Meiriellen
      Os primeiros dentes permanentes a aparecerem nascem atrás dos de leite, sem que se perceba necessariamente. Depois é que os dentinhos da frente começam a querer amolecer. Há diversos motivos pelos quais a troca pode atrasar frente ao usual, mas a melhor pessoa para identificar o que está ocorrendo é um odontopediatra que possa fazer um exame clínico apurado, OK?
      Abs

  64. Ola Bom dia, estou preocupado com meu filho ele fez 7 anos e perdeu um dentes da frente superiores e um central, a minha preocupação e a demora que eles nascem, já faz mais de um mês e meio e não vejo eles apontando. gostaria de saber se e normal e mais ou menos o tempo para crescer?

    • Prezado Pai
      Sua preocupação é saudável e existem aspectos particulares de cada paciente que podem modificar o processo de troca dos dentes. Na idade de seu filho, será necessário um exame minucioso para saber qual o dente que ele perdeu (se de leite – decíduo, ou permanente) para se ter certeza de qul atitude tomar. O melhor é visitar um odontopediatra, que poderá examinar com cuidado e verificar com vc tudo o que ocorre, ok?

  65. Oi sou Amanda e tenho 11 anos
    Meu dente canino em cima caiu a um bom tempo e ainda ñ nasceu!
    Estou preocupada e ñ sei se ele ja caiu ou não.
    Estou com uma duvida imensa

    • Querida Amanda
      Para que vc se tranquilize, seria bom visitar um dentista que possa examinar-lhe e determinar a evolução do processo de troca dos dentinhos, OK? A idade está correta, mas poderia até ser aos 12 anos de idade, OK? O canino pode demorar um pouquinho, mas tudo depende do momento de evolução do processo todo!
      Abs

  66. Meus primeiros dentes começaram a cair aos 5 anos,aos 9 anos meus dentes caninos de baixo cairam e agora aos 10 anos meu dente 1* molar de cima ta mole e doendo mais meu dente canino de cima ainda ñ caiu o que eu faço?

    Obs:responde no meu email por favor ok?bjs ass:Anna

    • Anna
      A cronologia da erupção pode variar de pessoa para pessoa por diversos motivos. O ideal sempre é que vc visite um cirurgião-dentista que possa acompanhar o seu processo e assegurá-la de que todas as coisas estão bem, OK?
      Fique tranquila!

    • Olá, Cassia
      Quem pode dizer se é ele mesmo ou outro, mais provável, é seu dentista, OK? Ele tem conhecimento e condições de exame para explicar a vc qual o dente que está “aparecendo”!
      Abs

  67. Olá! Minha filha tem 7 anos e já caíram 6 dentinhos, só que o espaço do dente vizinho ao canino não nasceu no lugar certo, nasceu mas atrás por não ter espaço, eu tenho que tirar esse canino pra dá espaço pra ele encaixar no lugar certo? E se tirar o canino de leite, vai nascer um permanente? Obrigada. Aguardo respaosta

    • Ana Cláudia
      O melhor é visitar um odontopediatra para que oriente a melhor opção. Ele fará um estudo do espaço e saberá inclusive orientar se o espaço será suficiente, já que as arcadas dentais estão em crescimento, OK?
      Abs!

    • Olá, Bruna
      Pode ser que ele esteja aí e vc não o esteja reconhecendo! Quem poderá verificar com cuidado e conhecimento é um odontopediatra, OK? Leve a filhota para uma consulta e aproveite para perguntar sobre a cronologia de erupção dos dentinhos dela, OK?

  68. Ola, Tenho 20 anos de idade e possuo 20 dentes na boca onde 4 são de leite. Ja foram feitas radiografias e fui informada qe nao vao nascer mais dentes no lugar dos de leite. Queria informaçoes de por que que isso aconteçe. Desde ja agradeço a compreensão .

    • Olá, Kamila
      Esses casos são exceções, mas podem acontecer. Há artistas famosos que tiveram dentinhos de leite mantidos por falta da formação do dente permanente. Isso acontece por motivos não totalmente conhecidos. Os estudiosos preferem trabalhar as necessidades estéticas, se houverem, apenas quando o paciente não se sentir bem com seu sorriso, pois ainda não está claro o papel do estímulo que a alteração pode causar nesse elemento dental.
      A melhor opção para cada caso particular é uma análise bem realizada, como a que vc fez, e um estudo junto ao seu dentista para saber o que pode ser alterado sem prejuízo ao seu sorriso, OK?
      Abs

  69. Meus dentes caninos, não ficaram moles, eles amontoaram, quando tentei amolecelos eles sangraram… hj com 13 anos, eu vou ter que tirar 3 dentes montados,vou levar muita bronca do meu dentista??
    Aawm meu ssonho é ser dentista =3

    • Mari
      Que bom que vc quer ser dentista!!! Isso é muito legal, pois sabemos que será uma boa profissional de saúde!!! Quanto aos seus dentes, o ideal é que um profissional possa ver vc, pois fará exames para saber como administrar esses posicionamentos dos dentes, OK? Não se machuque: seu dentista vai te ajudar a entender o que está ocorrendo e proceder o ideal para o seu caso!

  70. Minha filha esta com 5 anos e 10 meses, os dois dentinhos inferiores estão amolecendo mas não caiu e já aparecem os outros dois nascendo do lado de dentro… gostaria de saber se é normal nascer sem cair o outro… estou preocupada.

    • Olá, Ana
      O ideal é visitar um odontopediatra para que ele acompanhe e, de acordo com o exame, possa dizer se os dentinhos de leite (decíduos) devem ser removidos ou sairão sozinhos. É bom levá-la logo, pois se eles permanecerem muito tempo, podem alterar a posição dos permanentes, OK?

    • Oi, Bruna
      Os últimos dentes de leite (decíduos) a cairem são os caninos. Os segundos molares (dentes lá do fundo) tb aparecem na boca por volta da mesma idade em que os caninos são trocados. Vc fala em “penúltimo”, mas é muito difícil saber de quem se trata, visto que não podemos realizar um exame minucioso: o ideal é que vc procure seu dentista para que ele te auxilie a identificar de qual dente vc quer saber, OK?

    • Oi, Dani
      As presas são chamadas caninos e são trocados como os demais dentes de leite (decíduos), OK? Vc terá caninos novos! Mas o ideal é que procure um dentista para acompanhamento de sua dentição a cd 6 meses, OK?

  71. Ola!!! Preciso de ajuda!!! Estou muito aflita!!! Eu e meu marido sempre fomos rigorosos em relacao a higiene dos dentes da minha filha. Sempre escovamos bem os dentinhos dela. nao sei como isso aconteceu… A dentista falou que e genetica… e realmente meus dentes sempre foram muito frageis. O Fato e que hoje levei minha filha de 4 anos ao dentista (moro nos EUA) para fazer 3 obturacoes. E logo apos de darem a anestesia geral nela, veio uma atendente de disse que as 3 caries estavam grande e que nao daria para colocar resina e precisava colocar o material metalico. Eu estava ja nervosa por causa da anestesia geral e a moca falou que nao tinha outra opcao… entao aceitei. Trouxe minha filhinha pra casa ainda dormindo. E assim que ela acordou tive um susto a dentista fez 3 coroas metalicas enormes. Cobriu 3 dentes inteiros com o material metalico. Minha filha que tinha o sorriso mais lindo do mundo… Da do de olhar quando ela sorri… Sera que tinha outra opcao? Fico com medo dela ter gozacao na escola e sofrer por isso…. Estou arrasada…. Sera que nao tinha outra opcao? Obrigada!!!

    • Prezada Thamires
      A dificuldade em se restaurar dentes que tenham perdido muito de sua estrutura faz com que façamos a opção de um material que garanta à criança o retorno à mastigação adequada, pois ela precisa se alimentar corretamente e sem dor (sem dor de dente e nem dor dos tecidos moles). Certamente a opção feita pelo dentista foi essa. Nos dentinhos da frente estética é levada em consideração, mas a estrutura do dente tb é diferente dos dentes do fundo.
      O ideal é que sua filhinha visite o dentista a cada 6 meses, pois daí vc garante que qualquer cárie ou problema seja diagnosticado a tempo, sem que cause um estrago tão grande, OK? Mesmo com todo o cuidado na higiene, há processos de cárie que não são detectáveis a não ser por um profissional habilitado.
      Abs

  72. Muito obrigada pela resposta. Hoje estou mais calma. Acredito que tenha a dentista tenha feito o melhor que podia ser feito. Gostaria de saber se ha a possibilidade de pintar de branco essa coroa prateada… Existe isso? Isso ja iria melhorar muito pois quando ela fala da para ver os tres dentes metalicos e quando sorri da para ver dois. Muito obrigada!!

  73. Oi, perdi meus dois dentes caninos de baixo, tenho 11 anos, estao demorando para nascer dnv, acho que eram dentes permanentes, como posso saber se perdi meu dentes permanentes ou se eram dr leite mesmo?

    • Oi, Isabele
      ë importante saber se esse dente é mesmo permanente ou não. Consulte o seu dentista, pois ele terá condições de avaliar seu caso e poderá acompanhar o nascimento de seus dentes com vc!

    • Oi, Ethiene
      Ao todo, em dentes permanentes, temos de 28 a 32: 28 se não tivermos os 3os molares (dentes do ciso) e 32 com os 4 3os molares. Portanto ainda faltam alguns!!! Mas a melhor pessoa para avaliar isso para vc é o seu dentista, pois fará um bom exame clínico e radiográfico se necessário!

  74. Olá,meu filho tem 3 anos e já tem dois dentinhos com carie todos dois até furados,1° molar.Será q ele vai sentir dor?O levei ao dentista q colocaram aqle curativo em um mas do outro soltou tem problema se ficar sem?O pior é q acumula alimentos como carne e não consigo tirar bem.!

    • Olá, Mara
      Cavidades abertas sem o material protetor podem se tornar cáries ainda maiores! leve o filhote com urgência ao dentista para que ele nao venha a sentir dor e nem corra o risco de perder o dentinho, OK?

    • Olá, Renata
      Quem pode dizer com segurança o que está acontecendo é seu dentista, pois poderá realizar um exame minucioso e por vezes fará uso de imagem radiográfica para ver o estágio de erupção do dente permanente, pois pode ser que ele esteja para aparecer na boca ou que vc tenha machucado o local. Na dependência de qual motivo for, o procedimento para alívio será diferente: o melhor é consultá-lo!

  75. Oi sou eu de novo,qro qgradecer pela resposta,foi muito atenciosa.To c uma dúvida, disseram q ele vai ter d tomar anestesia.Ele tem tipo uma “alergia”a dipirona ou outros medicamentos,não sei e ngm me explica o q pode ser, qndo toma esses tipos de medicamentos ela da hipotermia a temperatura cai msm. Quero saber se a anestesia pode ter algum componente,ou alguma restrição pra esse ou outros casos.Desde já agradeço.Mara

    • Oi, Mara
      Todo esse quadro de reação à dipirona deve ser contado ao dentista, OK? Ele poderá fazer a escolha do anestésico mais apropriado para o caso do seu filhote!
      A dipirona está relacionada a casos de queda de pressão arterial, que pode ser o que aconteceu com ele, mas isso é avaliado pelo médico.
      Se ele tiver algum quadro alérgico, quer seja a alimentos, medicamentos e outros, conte tb ao dentista, OK?

    • Oi, Giovanna
      A idade aproximada em que não perdemos mais os dentes de leite é aos 12 anos, quando trocamos os caninos. Por volta dessa época aparecem os 2os molares, para os quais não caem dentes de leite: eles aparecem atrás de todos os outros!
      Abs

    • Oi, Marta
      Honestamente não sabemos a qual elemento dental vc está se referindo, querida. Mas se seu dentista extraiu foi porque não havia chance de recuperação, infelizmente. O melhor sobre isso é conversar diretamente com seu dentista e verificar com ele os motivos que o fizeram decidir pela extração e os meios pelos quais o dente pode ser reposto em sua mastigação e função estética, OK?
      Abs

    • Oi, Leka
      Pela sua idade, é muito cedo para ter removido os 3os molares: pode ser que vc esteja confundindo os dentinhos!!! O melhor é visitar um dentista e conversar com ele a respeito, pois nada substitui um bom exame clínico!
      Abs

    • Olá, Andrea
      Seu dentista poderá avaliar o caso com mais detalhamento: pode ser inclusive que vc esteja se confundindo com respeito ao dente, OK? O melhor é que ele avalie com vc!
      Abs

  76. Oi estou com uma duvida e muito medo,o dente do meu filho de 6 anos que já não e de leite esta bambo devido ele ter caído e batido a boca no chão,parece que vai cair e se cai nasce de novo?

    • Olá, Rosângela
      Leve o filhote imediatamente ao dentista! O dente permanente pode sofrer trauma e isso afeta sua permanência na boca, porém não temos uma terceira dentição, OK?
      Seu dentista avaliará o caso e estabelecerá o melhor plano de ação no sentido da manutenção do dente na arcada!
      Abs

  77. Boa Tarde, meu filho te nove anos e um dos dentes da frente ainda não nasceu, apesar de termos feito cirurgia para retirada dos dentes de leite que estavam impedindo seu nascimento. Gostaria de saber se é possível que ele ainda naça ou se teremos mesmo que colocar aparelho para que ele desça? obrigado.

    • Olá, Elza
      Muitos são os problemas que podem acarretar esse atraso na erupção dos permanentes. Algumas alternativas de tratamento devem ser levadas em conta, porém baseadas num estudo minucioso do caso dele em particular. O melhor a se fazer é procurar seu dentista e relatar o que está ocorrendo, pedindo uma avaliação do caso e das estratégias que podem ser tomadas, OK?
      Abs

    • Leidiane
      O que está ocorrendo pode ser uma série de coisas diferentes. O ideal é que vc procure um odontopediatra que possa realizar um exame minucioso e orientá-la nos procedimentos de higiene da boquinha do filhote, OK?

  78. Ola meu filho tem sete a ninhos estou muito preocupada ele esta perdendo todos os Dentinhos do fundo da parte de cima quado era menor precisou tomar muito anti biótico tem alguma coisa a ver bjus

    • Olá, Tatiane
      Para responder à sua angústia é necessário uma visita ao odontopediatra. Ele saberá se há associação entre um fato e outro e como proceder quanto a isso, OK?
      Abs

  79. tenho 18 anos e meus dentes de trás eram bem pequenos e estão começando a crescer agora, ao mesmo tempo em que os sisos estão querendo nascer. Isso é normal? O último dente de leite que arranquei foi com quase 15 anos e foi o segundo pré-molar de baixo. será que meu desenvolvimento dentário está atrasado?

    • Olá, Carol
      A extração dos pré-molares pode estar associada à necessidade de movimentação ortodôntica por ocnta da falat de espaço para os dentes permanentes, mas quem poderá atestar esse fato é o seu dentista. Ele terá condições de análise com exame clínico adequado para conversar com você sobre os terceiros molares também (dentes do siso), ok?
      Abs

    • Oi, Ricardo

      Vc precisa procurar um dentista com urgência, OK? Ele poderá fazer um exame detalhado e apresentar a vc os motivos e como proceder com o que está ocorrendo! Não se atrase: dentes que sofreram trauma podem ficar bastante comprometidos!
      Abs

  80. Olá , estou com uma duvida ! meu filho de 11 anos esta com o Pre – molar direito e o esquerdo mole …. esses dentes caem ? tenho que leva-lo ao dentista , ou cae sozinho ? Obrigada Roberta

    • Olá, Roberta
      Pode ser que o dente a que vc se refira seja outro; pode ser que o processo de mobilidade seja reversível; e podem ser outros os problemas. O ideal é que vc o leve ao dentista que poderá avaliar com detalhamento o que está acontecendo e como proceder quanto a isso, OK? Quanto mais rápido for, melhor!
      Ele pode te auxiliar a acompanhar o processo de erupção dos dentes permanentes para que não existam sobressaltos!
      Abs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s